quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O lado negro da publicidade e propaganda

Já vi gente reclamando da ciência por causa do mal que ela pode causar. Realmente estaríamos melhor sem armas nucleares e biológicas. É fácil de perceber que o problema não é a ciência e sim o uso que fazemos dela. Várias coisas que "inventamos" são assim, inclusive a publicidade e propaganda.

Ela tem um lado bom. Ela pode, por exemplo, gerar empregos e fazer as pessoas comprarem mais e consequentemente a economia girar mais rápido. Tá, eu acharia isso legal se eu gostasse do capitalismo, mas não é o caso, como pode ser visto aqui, aqui e aqui. Então o que sobra de bom, na minha opinião, são duas coisas: informação e entretenimento. Ora, eu quero saber o que eu posso comprar, e se puder dar uma risada no processo, melhor ainda. Seria lindo se a publicidade tivesse só servisse pra essas duas coisas, mas não. Temos que levar as coisas pro lado negro.

Se você for meu amigo e trabalha ou pretende trabalhar com isso, recomendo parar por aqui. Não porque eu tenha medo de ser odiado, só não quero me responsabilizar por uma possível depressão. Além disso, perdoo vocês pelos seus pecados, mas, de preferência, não me crucifiquem.

Hoje vale tudo pra se ter mais lucro. Tudo que não for ilegal. Mas se o lucro compensar o risco, por que não usar o ilegal também? Lucro é o que as empresas e seus acionistas querem. É pra isso que contratam publicitários. O bem estar do cliente pode ser uma consequência, mas nunca será o objetivo.

Então lá estão nossos queridos publicitários, gênios do mal, sob as ordens daqueles que têm o dinheiro. Qual o mal que eles podem causar? Não consigo pensar em um exemplo melhor do que as nossas empresas de telecomunicação. Principalmente no que diz respeito à  telefonia móvel. Lá vem eles com TODAS as vantagens dos seus planos na ponta da língua. Tudo é ilimitado, tudo é barato, tudo é pra VOCÊ. E eles não poupam asteriscos pra dizer isso.

A parte ruim é aquela que fica lá no fim do anúncio, em letras microscópicas, já que ninguém precisa saber mesmo. E claro, só está lá porque seria ilegal de outra forma. Também vale ligar pras pessoas mais ingênuas e empurrar oferecer coisas que elas não precisam (isso é publicidade também? Marketing? Sei lá, pra mim parece que vem tudo do mesmo lugar). E se ainda fazem isso é porque funciona.

Aí gastam fortunas em cachê com pessoas famosas nas suas propagandas. Porque é óbvio que as pessoas vão comprar quando virem o seu ídolo (?), como o Neymar (?????), usando qualquer coisa. Ah, como eu queria que essa última frase fosse sarcasmo.

Tanta grana que podia ser investida em tecnologia, melhorar os produtos e serviços, atendimento, etc. Mas que culpa eles têm se publicidade é mais lucrativa? A culpa é de quem compra só por causa da publicidade. A culpa é do sistema. A culpa é do big bang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário